| Nem sempre o coração tem razão: você está apaixonada e acredita que encontrou o homem da sua vida. No entanto, algo lhe diz que é melhor pensar um pouco mais. Para ajudá-la nessa decisão, selecionamos 13 características que podem transformar o homem ideal em nada além de um mero amigo.
|
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Confira 13 razões para você não casar
quarta-feira, 21 de maio de 2008
A depressão tem cara de mulher
Muitas são as queixas em consultórios médicos sobre desânimo, falta de apetite sexual, irritabilidade, etc…Muitas mulheres têm a percepção desse quadro acreditando ser algum tipo de doença fisica. Mas afinal, que doença é essa? O que é isso,”de ficar triste”?
A depressão é uma doença com uma incidência maior nas mulheres. É caracterizada por vários tipos de sintomas que resumidamente descrevemos como:
- Sentimentos persistentes de tristeza
- Falta de interesse em geral (profissional, atividades preferidas)
- Perda de energia e sentimentos de pessimismo
- Ansiedade e desespero sem causa aparente, com sentimentos de culpa
- Crises de choro
- Irritabilidade e distúrbios do sono (excesso ou insônia)
- Dificuldade de concentração e de relacionamentos, com tendência ao isolamento
A causa da depressão ainda não foi estabelecida, mas acredita-se que fatores hereditários e genéticos estão envolvidos. Circunstâncias relativas a vida também tem o seu peso como fatores coadjuvantes, como por exemplo: menopausa, pós parto, período pré menstrual, situações de perda ou estresse.
O primeiro passo para o tratamento é reconhecer e admitir que se está doente, ou pelo menos que não se está bem. Feito isso deve-se procurar um profissional especializado: o psiquiatra ou neurologista, que são os mais indicados para se fazer o diagnóstico preciso do quadro depressivo e caracterizá-lo, pois existem vários tipos de depressão.
Estabelecido o diagnóstico deve-se iniciar o tratamento, que varia de acordo com o caso e pode incluir psicoterapia, medicações e tratamentos alternativos (como acupuntura, florais, etc.)
É muito importante seguir o tratamento correto e não se deve ter a idéia de que com o tratamento medicamentoso existe dependência. Essa é uma idéia errada e antiga, que pode atrapalhar sua cura e que deve ser discutida com seu médico. A depressão, se não tratada, entre outros sintomas ruins, pode levar a morte.
Dra. Maria Beatriz Piraí de Oliveira
Médica Ginecologista e Obstetra.
Especialização em Colposcopia e Cirurgia de Alta Freqüência pelo IBCC
( Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer).
Fonte: www.saudenainternet.com.br
terça-feira, 20 de maio de 2008
Manias nossas que dão nos nervos deles
Minha ex nunca me dizia por que ficava louca da vida comigo. Esperava que eu adivinhasse. Qual é?! Não sou nenhum paranormal para ler a mente alheia." Telmo, 20 anos "
Quando brigam, as mulheres sempre desenterram o passado - coisas que a gente fez e que elas nunca nos disseram que tinham odiado. Parece que ficam estocando munição pra jogar na nossa cara na primeira oportunidade." Sílvio, 26 anos"
Todo verão, minha namorada inventa de fazer dieta. Quando vamos a um restaurante, pede uma saladinha, mas fica beliscando a minha batata frita. E me acusa de não colaborar, se pergunto por que não pede logo de uma vez outra porção de batata frita. Ninguém merece!"
40 atitudes femininas que os homens adoram
1
"Minha garota é viciada em testes de revistas e sempre me pede para fazermos juntos. Finjo que não estou nem aí, que isso é coisa de mulher, mas a verdade é que morro de curiosidade para ver o que ela vai responder." Roberto, 26 anos
2.
"Fico fascinado com a delicadeza com que a minha noiva move a mão para ir pintando as unhas dos pés. Tem ainda uma parafernália toda por perto, incluindo aquela coisa que coloca entre os dedos. Parece um ritual tribal erótico. E mais: vê-la depilar a perna e a virilha também me agrada muito." Osmar, 33 anos
3.
"Descobri que a Ângela era a mulher da minha vida pouco antes do Natal. Ela mesma fez os cartões e escreveu uma mensagem diferente em cada um. Não conheço ninguém que teria todo esse trabalho para mostrar à família e aos amigos que gosta deles." Marco Antônio, 36 anos
4.
"Homens curtem um clima, sim. Minha namorada acende velas perfumadas e a casa toda fica ainda mais convidativa. Pode acreditar: o sujeito que diz que não liga pra essas coisas é um panaca - ou um mentiroso." Daniel, 22 anos
5.
"Não tem nada mais sexy do que mulher de salto alto. Minha namorada usa o tempo todo e costuma chegar em casa "morta". É incrível o que o mulherio agüenta por vaidade. Não que esteja reclamando." Alex, 35 anos
6.
"Minha namorada se emociona até com filme de ficção científica. Tiro o maior sarro, mas no íntimo acho comovente ela ser tão sensível. Todo homem acha, porque não somos capazes de demonstrar direito as nossas emoções." Wagner, 25 anos
7.
"A Andréia leva horas para se arrumar, mas não me importo. Ficar observando ela trocar de roupa mil vezes 'porque não tem nada para vestir' é um dos meus shows eróticos preferidos." Danilo, 24 anos
8.
"Curto demais ver minha namorada dormindo. Parece tão frágil. Às vezes, fica abraçada ao travesseiro e é a coisa mais sexy. Eu me sinto poderoso, o cara que está ali para protegê-la." Lucas, 27 anos
9.
"Assim que chega das compras, a Natália veste todas as roupas que adquiriu para me mostrar. Adoro ver a gata, eufórica, desfilando só para mim" Juliano, 25 anos
10.
A Suzana sempre passa protetor labial antes de a gente ir para a cama. É uma bobagem, mas deixa a boca tão macia e gostosa..."
11.
"Adoro essa mania que mulher tem de levar tudo na bolsa - lenços de papel, band-aid, está tudo lá -, feito uma farmácia ambulante." Zeca, 26 anos
12.
"Minha namorada cuida muito das mãos. Estão sempre macias e perfumadas. É uma delícia ficar de mãos dadas com ela." Pedro Paulo, 29 anos
13.
"Sempre digo que minha garota é maluca de gastar uma nota com xampus, condicionadores, sei lá mais o quê. Mas a verdade é que vale a pena. O cabelo dela é lindo e cheiroso." Sávio, 25 anos
14.
"A Carla tem uns lençóis, acho que são de seda, coisa finíssima, eu nunca tinha usado nada igual. Passar a noite com ela na sua cama é o máximo." Sérgio Augusto, 29 anos
15.
"Como toda mulher vaidosa, minha mulher se produz bastante para sair e usa lentes de contato. Fica linda. Mas mal sabe como gosto quando está em casa, à vontade, usando calcinha de algodão e aqueles óculos retangulares de executiva dela. Acho que é porque sou uma das pouquíssimas pessoas com permissão para vê-la assim." Gustavo, 28 anos
16.
"Meu apartamento era uma bagunça, dava a impressão de que os ladrões entraram e reviraram tudo. Um dia, a menina com quem estou saindo fez algo simples, em que eu não havia pensado: pediu ao zelador que me arranjasse uma 'santa' faxineira. Tive uma prova de que se preocupa comigo." Carlos, 30 anos
17.
"Não sou o tipo de cara que nasceu para ser pai. Mas adoro observar como minha namorada tem jeito com crianças. Os sobrinhos e sobrinhas são loucos por ela. É bom saber que será uma ótima mãe... algum dia." Naldo, 27 anos
18.
"Não sei por que a Fernanda gosta tanto de usar as minhas roupas. Toda vez que dorme lá em casa, no dia seguinte veste meus shorts e camisetas velhos. Eu fico parecendo um sem-teto com eles; ela fica uma gracinha." Cássio, 21 anos
19.
"Sempre protesto quando a gente sai à noite e a Marisa me pede para guardar as chaves dela, o celular, os cartões de crédito. Mas no fundo acho essa demonstração de confiança muito bacana." Fernando, 24 anos
20.
"Quando a gente não concorda com alguma bobagem, tipo que filme vamos ver na tevê, minha namorada faz logo cara de quem vai chorar. Sei que a danada só está tentando me manipular, mas fica tão engraçadinha. Ela sempre consegue o que quer." Beto, 23 anos
21.
"Toda vez que vou à casa da Karina, encontro na geladeira tanta coisa gostosa... Ela sabe escolher as melhores marcas, descobre novas variedades de produto e já me convenceu a comer alimentos que eu julgava detestar, mas estava redondamente enganado." Tadeu, 20 anos
22.
"Já reparei que, quando está a fim de transar, a Lúcia prende o cabelo para trás num rabo-de-cavalo. Não sei por quê. Só sei que basta eu ver aquele elástico que ela usa para ficar excitado." Alberto, 20 anos
23.
"Garotas têm memória de elefante para coisas bobas, como o aniversário do primeiro encontro. Acho legal elas se lembrarem disso... desde que não criem caso quando eu esquecer." Eduardo, 30 anos
24.
"Acho adorável como minha namorada é incapaz de notar a diferença entre chave de fenda e chave de roda, mas sabe qual é a grife de uma roupa só de bater o olho. Tenho a melhor personal stylist do mundo!" Edgar, 21 anos
25.
"A Simone acha que faço um grande sacrifício indo com ela ao shopping para comprar jeans. Acontece que adoro ficar admirando a bundinha dela." Newton, 28 anos
26.
"Minha garota coloca sempre as mesmas músicas quando estamos juntos. Já pensei que era falta de imaginação, mas descobri que não é, não. Elas ajudam a criar uma atmosfera de intimidade só nossa, como dizer, personalizada." Kléber, 31 anos
27.
"Sempre que vai para a cozinha, minha noiva consegue tirar leite de pedra. É que a minha despensa vive praticamente vazia. Tem uns enlatados e olhe lá... Mas não é que sou surpreendido com algum prato gostoso?" Ivan, 33 anos
28.
"Outro dia, abri por acaso o armário da Luana e descobri uma porção de calcinhas e sutiãs de algodão que eu nunca tinha visto. Quanto sai comigo, ela só usa roupas íntimas sexy, cheias de rendas e laços. Achei o maior barato aquelas peças mínimas tão femininas." Rafael, 23 anos
29.
"Uma noite, a gente estava vendo tevê quando apareceu uma barata na sala. A Lu saiu correndo para o quarto e ficou trancada até eu matar a bicha. Sei que é ridículo, mas ela me deu a chance de me sentir o próprio Super- Homem." Marcelo, 31 anos
30.
"Quem tem mais paciência do que as mulheres para melhorar o visual de um homem? Eu resisti a mudar o corte nos dois primeiros anos de namoro, até que fui convencido. E aprovei o resultado." Roni, 37 anos
31.
"Antes de ir para uma reunião importante de trabalho, é sagrado pedir à minha namorada que passe em casa e aprove as combinações de gravata com camisa, terno, sapato... Com o seu ok, me sinto mais seguro." Aldo, 28 anos
32.
"Admito, não sou bom para colocar em palavras o que estou sentindo. Mas a minha mulher me escuta e traduz a minha língua enrolada com uma facilidade e sensatez que me impressionam." Amaury, 24 anos
33.
"Organizar aniversários, encontros com os amigos - se a Mariana deixasse por minha conta, não aconteceria nada. Ela tem muita habilidade para reunir as pessoas. E nos divertimos." Jarbas, 29 anos
34.
"Sou tão fanático por música que, se a minha garota não coloca um freio, compro 20 CDs num dia. Meu bom senso passa longe quando entro numa loja, mas o dela é insuperável." Luciano, 23 anos
35.
"Mesmo sem comprar um objeto novo, minha namorada consegue deixar minha casa mais aconchegante só de mudar algumas coisas de lugar. Fico tão surpreso com isso!" Marco Aurélio, 30 anos
36.
"Quando fico doente - pode ser só um resfriado -, ela cuida de mim e às vezes dorme pouco só para poder controlar a minha febre. Faz isso com o irmão também. Nos sentimos os homens mais amados do mundo." Miguel, 26 anos
37.
"Como toda mulher, minha namorada adora um dramalhão romântico. Sempre crio caso quando ela quer ver um filme desse tipo, mas geralmente acabo gostando. Diário de uma Paixão é ou não é um filmaço?" Fábio, 21 anos
38.
"As mulheres sempre inventam uns apelidos carinhosos e ridículos pra gente. Mato minha namorada se me chamar de algum deles na frente dos outros. Mas me derreto se repete todos quando estamos a sós." José Carlos, 27 anos
39.
"É impressionante como minha namorada presta atenção em várias coisas ao mesmo tempo (na televisão, no que a empregada pede, no que eu digo). É ligadona. E não esquece o que ninguém fala. Por exemplo, se comento que gosto de alguma coisa, ganho no meu aniversário ou no Dia dos Namorados - o que vier primeiro." Wilson, 23 anos
40.
"Adoro quando vamos a um restaurante e a Vera faz questão de provar a minha comida e me oferece um pouquinho da que ela pediu. É sinal de intimidade e de vontade de partilhar o que é bom." Saul, 26 anos
10 formas de simplificar a sua vida
Carol Ruy
Espaço livre para respirar
Você é a rainha dos bibelôs, dos bichinhos de pelúcia, das caixinhas? Não tem coragem de se livrar de embalagens de presente? Se a resposta for positiva, sua mesa, seu doce lar devem estar apinhados de coisas. E, com tanta informação ocupando o seu cérebro, ele é obrigado a trabalhar mais e mais. Pelo bem da sua clareza mental, concentração e paz de espírito, é melhor fazer uma faxina geral.
Anotar é preciso
O primeiro passo para simplificar a vida é ter uma agenda, seja ela eletrônica ou um prosaico caderninho à moda antiga. "Anote as atividades que você planeja realizar em um dia. Escrevendo, irá perceber que, às vezes, é impossível cumprir tantas tarefas", explica Luiz Alberto Hetem, diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria. Reduzir o número de compromissos representa uma mudança nos seus hábitos e toda mudança é assimilada devagar. Mas não custa mentalizar os benefícios que tal atitude vai trazer no futuro.
Quanto mais realista, melhor
"Não adianta nada em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro, marcar um programa em seguida de outro. É necessário considerar os imprevistos, o trânsito", alerta o dr. Hetem. O ideal é analisar o tempo de que precisa para cada função e deixar um intervalo entre uma coisa e outra. Aliás, é relaxante dispor de alguns minutos para tomar fôlego. "O que é mais eficiente: estar sempre atrasada, tendo que pedir desculpas, ou chegar antes com calma?", questiona o médico. Também não adianta marcar dez compromissos em um dia sabendo que não dará conta de todos. Isso cria uma tensão constante e ninguém gosta de viver sob pressão. Resumo da ópera: depois de dois, três meses, o desgaste só vai aumentar.
Nada de correr atrás do relógio
Você fala no celular, digita cartas ou prepara uma reunião enquanto belisca um lanche que será seu almoço? "Há a ilusão de que fazendo duas, três ou até quatro coisas juntas economizamos tempo. No fundo, isso gera um alto nível de stress porque se gasta muito mais energia, e a sensação que fica é que nada saiu bem-feito", explica o dr. Hetem. O resultado é o contrário do desejado: a nossa capacidade de focalizar a atenção se reduz. "Parece que os minutos passam mais rápido. Estamos sempre correndo atrás do relógio", explica o psiquiatra. "O saudável é realizar uma coisa de cada vez."
Um bom-dia pra valer
Você levanta em cima da hora e já começa a manhã a mil. Seria mais gratificante acordar mais cedo para fazer algo que lhe dê prazer e entrar no dia bem-humorada. "Pode ser caprichar no café da manhã, tomar um banho demorado, fazer um alogamento ou ouvir sua música preferida", sugere o dr. Hetem.
Barra limpa
Entre os e-mails que você precisa salvar (memos do seu chefe, cronogramas, relatórios...) e os que quer salvar (piadas imperdíveis, bilhetes do namorado, um convite), há uma bela diferença. Sendo assim, classifique. Abra uma pasta para cada categoria e jogue fora o resto.
Vivendo no aqui e agora
"Nossa vida se manifesta no presente. Não é no passado nem no futuro. Estabeleça o que é mais importante neste instante, qual é a ação necessária hoje", aconselha a monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-Budista do Brasil. "É normal fazer planos, mas fundamental é aproveitar cada momento."
Ter ou não ter? Eis a questão
"Somos tão bombardeadas por propagandas que queremos comprar tudo o que vemos pela frente e fica parecendo que a felicidade depende de determinado vestido ou sapato", diz a monja. "Por que não praticar o consumo consciente? Questione: 'Do que realmente preciso?' Não é para parar de comprar, mas pensar duas vezes antes de entrar no vermelho."
Devagar e sempre
Começo de ano é época de implementar metas. Mas não dá para fazer dez coisas de uma vez. Por exemplo, se for entrar na academia, reformar a casa, começar um regime, uma pós-graduação... tudo ao mesmo tempo, o saldo será: mais stress. "Tome atitudes gradativamente", ensina Lúcia Novaes, diretora técnica do Centro Psicológico de Controle do Stress, no Rio de Janeiro.
Raiva, nunca mais
Você tem pleno direito de ficar louca da vida por ter recebido um fora do namorado, mas, pense bem, o ódio que está sentindo vai afetá-lo de alguma forma? Feliz ou infelizmente, não. "A longo prazo, rancor e mágoas só fazem mal a quem os experimenta. Complicam as coisas, confundem", ensina Lúcia Novaes. Quer uma saída mais divertida? Faça uma lista das qualidades que faltavam por completo ao sujeitinho que teve o desplante de largá-la. Depois, escreva as características que mais preza no homem ideal. Lembre-se: você nunca teria a chance de conhecer o cara certo caso não tivesse se livrado daquele traste... Da vida tudo se leva. É só ter jogo de cintura.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Intuição Feminina - Você já ouviu a sua voz interior hoje?
Já pressentiu que o caso com um paquera não ia durar mais que duas semanas? Ou teve uma vontade imensa de falar com uma amiga, aí ligou e descobriu que ela não estava bem? Isso não é bobagem nem coincidência. O nome correto é intuição. Uma ferramenta poderosa que você pode usar para ser mais feliz.
"Nunca me importei que meu ex-namorado saísse com a turma dele", garante Vanessa Paganini, de 26 anos. "Porém, certa vez, quando ainda estávamos juntos, caí numa crise de choro e pedi a ele que ficasse em casa. Ainda bem que me ouviu. Naquela noite, seus amigos sofreram um assalto." Carla Souza, de 30 anos, tinha caso com um rapaz havia mais de um ano. Tudo corria bem até que um dia, pouco antes de encontrá-lo, ela pressentiu que seria a última vez que sairiam. Dito e feito. "O programa foi ótimo, mas depois daquele dia o moço sumiu da minha vida. Não sei de onde veio esse estalo", conta. Há quatro anos, Andréa Lopez, de 30 anos, participou de uma seleção para um estágio superconcorrido. Assim que entregou a prova, teve a certeza de que ia conquistar uma das vagas. Logo recebeu a boa notícia: realmente havia sido classificada.
Esses depoimentos são apenas uma amostra das mais de 40 boas histórias que recebemos numa enquete rápida feita com leitoras, em que perguntamos: "Você costuma ouvir sua intuição?" E é muito provável que você tenha um caso parecido com o dessas mulheres para contar. Isso porque todo mundo é dotado dessa capacidade, também conhecida como feeling ou sexto sentido. Esse radar interno meio bruxo capta pistas escondidas no inconsciente e manda flashes delas para o consciente a fim de alertá-la de algo. E, quanto mais você ficar atenta a tudo o que sente, mais fácil será acessar seu canal intuitivo. Para quê? Para livrar alguém querido de uma situação-roubada, como aconteceu com Vanessa; para acreditar mais em si mesma, como no caso de Andréa; para pressentir o futuro, como fez Carla... Pode acreditar, dentro de todo mundo mora um conselheiro altamente confiável. No entanto, nem sempre é fácil interpretar as mensagens que ele manda, porque normalmente elas vêm em códigos - pode ser uma voz interna ou até mesmo um sinal físico, como um frio na barriga. Para resolver esse problema, pedimos a experts que explicassem cinco feelings comuns no dia-a-dia. Depois de entendê-los melhor, você vai conseguir tomar decisões espertas e, quem sabe, se poupar de futuros sofrimentos.
"Esse romance não vai dar certo."
Por que você está sentindo isso - "Nosso consciente capta de cinco a nove estímulos por segundo, ao passo que o inconsciente registra cerca de 1,5 milhão nesse mesmo tempo", diz a psicóloga Teka Kupersmit. Isso significa que, enquanto você está conversando com um homem, seu inconsciente trabalha registrando inúmeros sinais que o moço passa, mesmo sem você se dar conta. Fica tudo arquivado: a forma como ele olha, a maneira como toca a sua mão, a segurança (ou insegurança) que passa pela voz. Essas informações são somadas às expectativas que você tem em relação ao seu príncipe encantado mais suas experiências em outras relações amorosas. E resultam num veredicto que passa para o consciente em forma de intuição. Paula Prata, de 26 anos, por exemplo, não sabia explicar por que, quando certo paquera chegava muito perto dela, seus músculos se contraíam. "Só sei que aquilo me dava um mal-estar, o que me deixou com o pé atrás em relação ao Roberto", fala. Segundo o psicoterapeuta Edgardo Musso, diretor do Centro de Desenvolvimento da Intuição e Criatividade, no Rio de Janeiro, uma das explicações é que talvez ela não estivesse preparada para se envolver física e emocionalmente com ele. E a intuição deu um alerta para protegê-la.
O que fazer - Da próxima vez que sair com um novo pretendente, anote suas sensações, repare em como seu corpo reage. E, se os sinais forem negativos, pise no freio com o bonitão.
"
Há algo errado com a minha amiga."
Por que você está sentindo isso - "Quando duas pessoas têm uma forte amizade, é comum que fiquem na mesma sintonia, mesmo que passem um longo tempo sem se encontrar", explica Teka Kupersmit. Trocando em miúdos, uma pode captar o que a outra está sentindo numa espécie de comunicação telepática. Cristiane Regina, de 23 anos, sente na pele essa ligação com uma amiga de muitos anos. "Quando penso demais na Fernanda, é certo que algo sério aconteceu. Na primeira vez, o pai dela havia falecido; em outra, uma prima foi internada em estado grave; e, na última, era ela quem estava com tuberculose", conta. Edgardo Musso acrescenta que entre nós, mulheres, essa conexão é facilitada por sermos potencialmente mais sensíveis que os homens - mas nada impede de isso acontecer entre você e alguém do sexo masculino. Foi o caso da estudante Juliana Guimarães, de 20 anos. "Certa vez, passei o dia inteiro pensando em um amigo e resolvi ligar para ele. Soube que estava enfrentando alguns problemas, precisando desabafar e tinha pensado em mim pouco antes de o telefone tocar."
O que fazer - Não ignore o sinal. Ligue ou mande e-mail dizendo algo como "Pensei em você ontem o dia inteiro". Dê um jeito de entrar em contato para saber como ele (ou ela) está.
Turbine a sua auto-estima
Revista NOVA
A maioria de nós nem repara, mas vira e mexe responde a um elogio com "Imagine, essa blusa é tão velhinha" ou se sente a última das criaturas quando a amiga consegue uma promoção. Claro, é normal duvidar da própria capacidade, achar-se inadequada de vez em quando. O problema é quando depreciar-se vira um hábito, daqueles tão arraigados que chegam a passar despercebidos. É o seu caso? Os especialistas ensinam a repaginar a sua auto-estima se você sofre com estes dilemas:
Dificuldade de expressar a sua opinião
O sintoma
Seu namorado adora uma banda que você não gosta, sua amiga critica um filme que você amou... E sua atitude é a mesma: concordar com o que dizem, ou por receio de falar besteira ou para não se indispor com eles.
O tratamento
É possível que as pessoas ao seu redor sejam muito articuladas, o que acaba intimidando você e impedindo-a de falar o que pensa. Porém, é mais provável que esse silêncio tenha nome e sobrenome: medo de errar ou de ter sua idéia rejeitada. "Acontecia comigo na faculdade", lembra Aline Arent, de Joinville (SC). "Sempre tinha uma opinião formada sobre os assuntos debatidos em sala de aula, mas ficava constrangida e não a expressava." Segundo Villela Da Matta, psicanalista e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, "o receio está ligado à baixa autoestima. Para mudar essa atitude, procure enfrentar as próprias inseguranças". É claro que não precisa expor seus julgamentos o tempo todo, mas, às vezes, tem que se fazer ouvir. "Comece palpitando em conversas em que se sinta mais à vontade", incentiva Renato Ricci, membro do International Coaching Federation (ICF) e autor do livro O Que É Coaching e Como Ele Pode Transformar Você? (Qualitec). Quando quiser expressar o que sente, tente dizer: "Entendo o que está falando, mas vejo por outro lado..." Lembre-se: você aceita o ponto de vista dos outros e não está tentando mudar a cabeça deles, apenas pensa diferente.
Mania de se desculpar
O sintoma
Antes de entrar na sala do chefe, a primeira palavra que diz é: desculpe. "Sou assim: acho que a dona da clínica onde trabalho vai me fuzilar se eu interrompê-la. E já chego me desculpando", confessa Luciana Ferreira, de Salvador.
O tratamento
"O problema de começar a sentença com essa palavra é que, de cara, desvaloriza o que vai dizer em seguida", explica Ricci. Sim, educação é bom e todo mundo gosta, mas há uma grande diferença entre ser gentil e pedir perdão o tempo todo.É bem provável que sua atitude seja espontânea. Portanto, comece a pensar antes de falar. Experimente respirar fundo e dizer ao chefe: "Olá, tudo bem? Você tem um minuto?" Nessas horas, a linguagem corporal também diz muito. "Atente para a sua postura, olhe nos olhos", ensina Da Matta. "Para que a conversa seja harmoniosa, espelhe-se no jeito do outro: adote o mesmo tom de voz e a mesma forma de falar dele durante os primeiros cinco minutos, que é o tempo necessário para estabelecer empatia. Passado esse período, pode voltar às suas maneiras habituais", completa.Outra observação importante: é necessário preparo para se sentir segura. "Se vai apresentar uma idéia numa reunião de trabalho ou na pós-graduação, tenha o assunto muito claro na cabeça e pense no tempo que terá para expor as idéias", diz Ricci. Ajuda observar as amigas que considera autoconfiantes. Como elas falam, andam, gesticulam? Tente se comportar do mesmo jeito, e em pouco tempo desenvolverá as mesmas habilidades.
Incapacidade de receber elogios
O sintoma
Uma amiga diz que seu cabelo está fabuloso. Você imediatamente responde: "Sério? Mas está ressecado, cheio de pontas duplas..." A paulistana Carla Medvedenko sabe bem do que se trata. "Sempre fico sem graça e acabo falando alguma bobagem para me esquivar do comentário. Seria tão mais fácil aceitar logo, não?"
O tratamento
"As pessoas tendem a recusar elogios porque foram educadas dessa forma desde a infância", diz a psicóloga Mara Pusch, da Universidade Federal de São Paulo. "Quando a professora corrigia a sua prova, por exemplo, destacava apenas os erros. Em casa, seus pais chamavam sua atenção por causa dos deslizes. Mesmo depois de adulta, muitas vezes continua ignorando seu valor - e achando que não é merecedora de sucesso e felicidade." Ou seja, o elogio não combina com a imagem negativa que tem de si. Por isso, a recusa vem na hora. Como silenciar essa vozinha negativa? Converse consigo mesma como se estivesse falando com sua melhor amiga. Você nunca diria a ela que está feia ou gorda. Então por que se autodepreciar dessa maneira? Imagine o elogio como um lindo presente que ganhou. Você não pensaria em jogá-lo fora, certo? Muito menos devolvê-lo, dizendo "Obrigada, mas não posso aceitar". Experimente sorrir e agradecer. Acatar um comentário positivo não quer dizer que seja pretensiosa ou egocêntrica.
Sentimento de inferioridade
O sintoma
Sua amiga conta, toda empolgada, que acabou de conseguir um emprego maravilhoso ou que perdeu 8 quilos. Embora fique feliz por ela, sente-se fracassada.
O tratamento
"Passei uma fase muito difícil depois da morte de minha mãe", conta Laura Ferreira, de Belo Horizonte. "Meus pais eram separados e minhas irmãs e eu não tínhamos dinheiro para nos bancar. Quando via minhas amigas comprando roupa, viajando, me batia uma insegurança." É difícil mesmo. Mas todas temos duas escolhas diante do sucesso alheio: ou nos sentimos derrotadas ou nos inspiramos e corremos atrás dos sonhos. "Vale refletir sobre o que está fazendo para emagrecer ou conquistar aquele salário polpudo", alerta Da Matta. Tente analisar os fatos de forma objetiva. Com certeza algo de bom já aconteceu a você também. Além disso, todo mundo tem alegrias e dissabores. Não pense que aquela amiga linda e bem-sucedida está plenamente feliz. Antídoto contra os maus pensamentos: deixe um caderno no quarto e, antes de se deitar, liste cinco coisas boas que aconteceram no seu dia. Pode ser uma tarefa que cumpriu no trabalho, uma noitada com as amigas. Ter em mente suas pequenas vitórias é um ótimo jeito de turbinar a autoconfiança. Depois de algum tempo, Laura conseguiu superar esse dilema, e hoje está numa situação financeira mais confortável e apaixonadíssima pelo namorado. "Minha família não deu muito certo, mas sei que vou construir uma mais harmoniosa."
Lições para toda a vida
A Psicóloga Mara Pusch ensina como afastar os pensamentos negativos.
1.
Liste suas habilidades e procure se lembrar sempre delas. Certamente, você é mestre em dar conselhos ou em perceber que uma amiga está com um problema antes de ela dizer uma palavra...
2.
Acredite que errar faz parte do aprendizado. E tenha em mente: o ditado "Ninguém é perfeito" faz todo o sentido.
3.
Não se deixe levar por aquela voz interior dizendo "Você não vai conseguir". Pense em tudo o que já conquistou. Com certeza as chances de acerto serão maiores!
4.
Não tenha pressa em acabar com a insegurança, ou poderá se tornar ansiosa. O processo é mesmo gradativo. Quanto mais você aceitá-la, mais tranqüila vai se sentir.
Regras de etiqueta para praia
"É para quem pode. Se você não tem 1 grama sobrando, não há nenhum problema."
2 - soltar o lacinho da parte de cima do biquine para não ficar marcada
"Por que não?"
3 - pedir ao bonitão do lado que passe protetor solar em você
"Eu não gostaria de que alguém me pedisse isso. Não me sentiria à vontade para passar a mão no corpo de alguém que mal conheço. Você ja parou para pensar que o cara pode não gostar também?"
4 - levar a cadeira para a água e ficar sentada lá
"Se a praia não estiver muito cheia, por que não?"
5 - experimentar shortinho, canja, bijoux que os ambulantes passam vendendo na areia
"Só se não estiver empanada de areia"
6 - armar o guarda sol bem na frente de um que já está lá
"Falta de lugar ou falta de noção?"
7 - namorar dentro da água
"Cuidado com a internet garota!"
8 - fazer topless
"Só se for em praia de nudismo. Esse não é um hábito brasileiro."
9 - deitar de costas e deixar o bumbum estrategicamente virado para uma platéia masculina
"Favor, evitar ser estrategicamente vulgar"
10 - cutucar pêlo encravado
"Nem pensar"
11 - fazer ioga, abdominal, alongamento... de biquíni
"Melhor na academia"
12 - almoçar em um restaurante da orla de biquíni
"Olhe em volta e veja se você não é a única vestida assim. Se for, melhor colocar uma blusinha."
13 - namorar na canga
"Canga não é cama."
14 - jogar frescobol na areia
"Só se a praia não estiver lotada. Do contrário não pode nem olhar para a raquete."
15 - descolorir os pelos na areia
"N-e-m p-e-n-s-a-r de novo."
16 - passear com o cachorro na praia
"Que eu saiba, é proibido por lei levar animais a praia. Ou não?"
17 - beber caipirinha ao sol
"Tomando cuidado para não se manchar com o limão, não tem coisa melhor."
18 - retocar a maquiagem na praia
"Maquiagem na praia?"
19 - recurar o sono perdido na balada dormindo na areia
"E acordar assada? Vai para casa menina!"
20 - andar de chinelo plataforma na areia
"Os ortopedistas agradecem."
Fonte: Matéria de Gloria Kalil para a Revista Nova